Nova Iorque - EUA
De acordo com dados divulgados pelo índice S&P CoreLogic Case-Shiller, o preço dos imóveis residenciais nos Estados Unidos registrou um aumento de 10,3% no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse é o maior aumento anual desde 2014.
Ainda segundo o índice, todas as cidades avaliadas tiveram um aumento de preços, sendo que as maiores variações foram registradas em Phoenix (21,5%), Las Vegas (20,3%) e Seattle (19,1%). Por outro lado, algumas cidades registraram queda nos preços dos imóveis residenciais, como Chicago (-1,2%), Miami (-1,6%) e Detroit (-2,3%).
Especialistas afirmam que o aumento de preços dos imóveis residenciais está relacionado à demanda por moradias maiores e mais espaçosas, causada pelo aumento do trabalho remoto, assim como pela baixa taxa de juros e pela oferta limitada de imóveis no mercado.
Embora o aumento de preços possa ser um sinal de uma economia aquecida, também pode levar a dificuldades financeiras para aqueles que buscam comprar uma casa. Espera-se que a tendência de aumento de preços continue em 2023, mas em uma taxa mais moderada.
Comments